Cânceres no sistema urinário

Os cânceres urológicos são manifestações neoplásicas malignas que atingem os tecidos e órgãos relacionados com o sistema urinário feminino e masculino, e genital masculino. Tipos de câncer que acometem o sistema urinário:

Bexiga

O tumor de bexiga é o segundo tipo mais comum de câncer no sistema urinário. Geralmente atinge homens acima dos 60 anos, podendo ser encontrado também em mulheres e pacientes mais jovens. Seus sintomas mais comuns são sangue na urina, incontinência urinária, ardência e dor para urinar.

Pelve e Ureter

Conhecidos também como tumores do trato urinário superior, são neoplasias raras que atingem mais homens acima dos 65 anos. Seus sintomas mais comuns são o sangue na urina e dores lombares.

Pênis

O tumor de pênis é uma condição clínica rara, muito encontrado em pacientes que têm pouco cuidado com a higiene da região genital, que apresenta algum tipo de doença sexualmente transmissível não tratada, como o HPV ou que vivam em áreas de baixo índice de desenvolvimento. Ele é responsável por 2% dos casos de câncer no sexo masculino.

Próstata

O tumor de próstata é o câncer mais encontrada em homens no mundo. Atinge homens com idade média de 70 anos, que habitualmente não apresentam sintomas. No caso da doença avançada, podem surgir sintomas urinários (dificuldade para urinar, sangramento, dor) ou até mesmo dores ósseas devido metástases.

Rim

O câncer de rim é uma doença que se manifesta mais em adultos, geralmente do sexo masculino. Essa doença não apresenta sintomas fáceis de diagnosticar na fase inicial, porém pode causar dores nas costas, urina no sangue, aumento do abdome e perda de peso.

Testículo

Este tipo de câncer do trato reprodutor masculino é relativamente infrequente. O tumor de testículo atinge preferencialmente homens jovens, na faixa dos 15 aos 35 anos. A manifestação é usualmente o aumento de volume do testículo (com ou sem dor) e o diagnóstico é feito pelo Urologista através do exame físico, exames de imagens e de sangue.

Como qualquer outro tipo de câncer que pode ser desenvolvido no organismo humano, a hereditariedade é um dos principais fatores que influenciam no desenvolvimento dos tumores urinários. Mas existem alguns hábitos que podem aumentar as chances de desenvolver a doença.

O tabagismo, o uso excessivo de álcool, o consumo de drogas ilícitas, um alimentação desequilibrada são alguns desses fatores. Da mesma forma, a falta de higiene e a negligência no tratamento de algumas infecções aumentam o risco do desenvolvimento dessas manifestações tumorais.