Tumores no sistema reprodutor masculino

Entre os tipos de câncer mais comuns no sistema reprodutor masculino estão o câncer de próstata, testículos e peniano.

Câncer de próstata

Apesar de existir uma intensa campanha preventiva, esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens, principalmente por existir um preconceito por parte deles em fazer o exame de toque. O aparecimento da doença está associado principalmente com a idade. Os homens acima de 50 anos são os mais vulneráveis e devem realizar o exame preventivo anualmente. A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino e sua principal função é produzir parte do líquido que forma o sêmen.

Câncer de testículo

O câncer de testículo ocorre com baixa frequência e diferente de outros tipos de câncer que costumam surgir em indivíduos mais velhos, atinge indivíduos jovens, entre as faixas etárias de 15 e 50 anos. O sintoma mais comum é o aumento de volume dos testículos e o surgimento de um nódulo duro. Os testículos fazem parte do sistema reprodutor masculino e são responsáveis pela produção dos espermatozoides e do hormônio masculino, testosterona. Este tipo de câncer pode ser facilmente curado quando detectado precocemente.

Câncer de pênis

O câncer de pênis é raro e ocorre com maior incidência em homens a partir dos 50 anos de idade. Os principais fatores de risco para o câncer de pênis são a falta de higiene do órgão genital, fimose e infecção pelo vírus HPV. Este tipo de câncer está relacionado a baixas condições socioeconômicas. A limpeza do órgão genital durante o banho, por exemplo, impede o acúmulo de secreção, e assim previne a inflamação crônica.

 

urinario

Consultório Dr. Marcelino Ibrahim

Urologista

Consultório Dr. Marcelino Ibrahim

Olá, tudo bem? 👋
Preencha seus dados e vamos conversar!

02:59